sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

23% dos brasileiros sofre de depressão pós-férias

Segundo estudo realizado pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), instituição voltada para a investigação e gerenciamento do estresse, 23% dos brasileiros sofre de depressão pós-férias.
A pesquisa contou com 540 profissionais de 25 a 60 anos de idade, residentes em São Paulo e em Porto Alegre, com uma média de tempo de trabalho de 12 anos.
Entre os participantes com diagnóstico de depressão pós-férias, os sintomas mais comuns foram dores musculares, incluindo cefaleia (comum a 87% deles), cansaço (83%), angústia (89%) e ansiedade (83%). Do total, 68% afirmaram usar medicamentos e 52% citaram o consumo de álcool como forma de aliviar o mal-estar.
Uma das soluções indicadas pelos especialistas seria buscar compensações para a falta de motivação, procurando os amigos, dedicando-se a algum hobby prazeroso ou fazendo algum trabalho voluntário. 
A Drops Cultural acredita que treinar pessoas para o tempo livre e estimular a criatividade individual através da aproximação com a arte, renovaria a rotina pessoal e profissional, criando um ambiente em que trabalho e lazer não seriam necessariamente estressantes, mas complementares.

Leia aqui a matéria na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário