segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quando eu era jovem e inseguro eu dizia aos bailarinos o que fazer

Jiří Kylián nasceu em 1947 em Praga, passou pelo ballet de Stuttgart  e em 1973 começou a trilhar caminho junto à Nederlands Dans Theater. Primeiro como coreógrafo e a partir de 2000, como diretor artístico da companhia. Teve seu talento reconhecido desde muito cedo e é mundialmente reconhecido por sua contribuição à dança contemporânea.

Neste video (em inglês) Jiri compartilha sua forma de criar enquanto podemos ver parte dos ensaios de “Bella Figura”. Deixo aqui uns trechos traduzidos desta entrevista: “A medida que fico mais velho, acho mais difícil chegar no estúdio com ideias pré-concebidas. Procuro criar uma atmosfera na qual todos participem do processo de criação. Dividir a experiência e ter a colaboração dos bailarinos torna a coreografia mais rica, é muito mais divertido e todos acreditam que estamos fazendo algo que vale a pena. Quando eu era jovem e extremamente inseguro eu trazia tudo extremamente planejado de caso e dizia aos bailarinos o que fazer. Isso, é claro, é a maneira mais entediante de criar algo."
Veja outros trabalho de Jiří Kylián na sessão Drops Cultural - Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário